100%

“Família Acolhedora” é aprovado e segue para sanção do prefeito

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na segunda-feira (15), o Projeto de Lei que institui o programa “Família Acolhedora” em São Gabriel. A proposta, de autoria do Poder Executivo, surgiu após sugestão apresentada pelo vereador Márllon Maciel (PP). “Juridicamente era necessário iniciar o processo legislativo a partir do Poder Executivo, então levei a proposta e o prefeito Rossano Gonçalves acolheu a ideia”, detalhou o vereador. Ainda de acordo com o parlamentar, o texto do projeto foi construído através de um amplo diálogo com o Juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Dr. Fábio Basaldúa Machado e com profissionais da Secretaria de Assistência Social.
O programa prevê que crianças e/ou adolescentes que perdem vínculos familiares, quer seja por abandono ou por violência doméstica, sejam encaminhadas à convivência com núcleos familiares e não mais para casas de acolhimento, popularmente conhecidos como abrigos. As famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes serão cadastradas, avaliadas e monitoradas por uma equipe formada por assistente social, psicóloga e pedagoga da Secretaria de Assistência Social. A família ficará com a criança ou o adolescente pelo período máximo de 2 anos.
 
QUEM SERÁ ACOLHIDO
Serão atendidas crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de proteção ou acautelamento em relação à família de origem, especialmente em casos de abandono, negligência, abuso sexual, destituição da guarda, suspensão ou perda do poder familiar.
 
QUEM IRÁ ACOLHER
Podem se cadastrar pessoas maiores de 25 anos, sem restrição quanto a sexo, orientação sexual ou estado civil, que tenham a concordância de todos os membros da família maiores de idade e capazes, que residam no local do acolhimento; residência permanente no município de São Gabriel; disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor à criança e ao adolescente acolhido; situação financeira estável e parecer psicossocial favorável.
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A família interessada deverá cadastrar-se diretamente na sede do Programa por meio do preenchimento de ficha. Deverão ser apresentados, exclusivamente e sem a necessidade de autenticação, a carteira de identidade; comprovante de residência; carteira de Trabalho e Previdência Social ou contrato de trabalho de pelo menos 1 (um) dos responsáveis pela família, comprovando vínculo trabalhista, ou, se aposentado ou pensionista, cartão do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); declaração de que não possui vínculo de parentesco com criança ou adolescente incluídos no Programa; e declaração de que não há interesse em adoção; certidão negativa de antecedentes policiais, criminais e civis.
 
BOLSA-AUXÍLIO
Se necessário, as famílias acolhedoras receberão, por criança ou adolescente acolhido, bolsa-auxílio de valor a ser definido pela equipe técnica e cujo teto será de 1 salário-mínimo regional por acolhido. Em caso de acolhimento de criança ou adolescente com deficiência física ou mental, o teto será de 1,5 salário-mínimo.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 16/04/2019 - 11:07:21 por: Felipe Ribeiro Oliveira - Alterado em: 16/04/2019 - 11:10:18 por: Felipe Ribeiro Oliveira

Notícias

ORDEM DE SERVIÇO Nº 07/2019 - Dispõe sobre PONTO FACULTATIVO
ORDEM DE SERVIÇO Nº 07/2019 - Dispõe sobre PONTO FACULTATIVO

O PRESIDENTE da Câmara de Vereadores de São Gabriel, Estado do Rio Grande do Sul, considerando o Feriado de Corpus Christi no dia 20 de junho de 2019; RESOLVE: Art. 1º DETERMINAR Ponto Facultativo no dia 21 de junho de 2019 (sexta-feira). Art. 2º Esta Ordem de Serviço entra em vigor na data de sua publicação.

9º RCB vai comandar Força Tarefa humanitária na fronteira com a Venezuela
9º RCB vai comandar Força Tarefa humanitária na fronteira com a Venezuela

O 9º Regimento de Cavalaria Blindado, João Propício, recebeu a missão de comandar uma das Forças-tarefa, que vai compor o novo agrupamento de militares na Operação Acolhida, próximo a fronteira com a Venezuela. Os quartéis de São Gabriel vão enviar 90 militares, para atuarem na cidade de Boa Vista, estado de Roraima, por um período de quatro meses.

Presidente da Câmara acompanha atividades do Vice-Ministro da Agricultura em São Gabriel
Presidente da Câmara acompanha atividades do Vice-Ministro da Agricultura em São Gabriel

O vereador e presidente do Poder Legislativo Adão Santana (PTB), acompanhou nesta segunda-feira a agenda do Vice-Ministro da Agricultura e Secretário Nacional de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, em São Gabriel. Pela manhã, Nabhan se reuniu com ruralista, na sede do Sindicato Rural, a pedido do presidente Tarso Teixeira e com o prefeito Rossano Gonçalves, no Palácio Plácido de Castro, à tarde esteve no 9º Regimento de Cavalaria Blindado, acompanhando a formatura de militares na Operação Acolhida. O Vice-Ministro é bastante próximo ao presidente Jair Bolsonaro e anunciou que vai encaminhar uma operação “pente fino” nos assentamentos da cidade e região.

Legislativo entrega homenagens a empresas e colaboradores municipais
Legislativo entrega homenagens a empresas e colaboradores municipais

A Câmara de Vereadores concedeu diversas homenagens durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, no plenário do Legislativo. Empresas e colaboradores municipais receberam Voto de Louvor pelos relevantes serviços, que desempenham junto à comunidade gabrielense. O vereador Renato Silveira (SD) entregou Voto de Louvor a Maria Amália Vaz de Moura. Ela é professora na escola João Pedro Nunes e também é a primeira pessoa a conquistar o registro oficial de mudança de sexo em São Gabriel.

Câmara autoriza contratação de Farmacêutico Bioquímico
Câmara autoriza contratação de Farmacêutico Bioquímico

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou durante a Sessão Ordinária de segunda-feira, o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a contratar Farmacêutico Bioquímico, para atender junto ao Programa Farmácia ao Alcance de Todos, a Farmácia Móvel. Este é um programa novo estabelecido pelo município que leva assistência e medicamentos aos bairros da cidade.

IEQ da Vila Rocha recebe Voto de Congratulações pelo Jubileu de Ouro
IEQ da Vila Rocha recebe Voto de Congratulações pelo Jubileu de Ouro

A Câmara de Vereadores entregou Voto de Congratulações, em homenagem ao Jubileu de Ouro, para a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), da Vila Rocha, que completa 50 anos de fundação em São Gabriel. A indicação do vereador Renato Silveira (SD) também presta homenagem ao trabalho social desenvolvido em favor da comunidade gabrielense.

Conselho do Idoso é reestruturado pela Câmara de Vereadores
Conselho do Idoso é reestruturado pela Câmara de Vereadores

Com a reforma administrativa do Poder Executivo e a transformação das próprias entidades da sociedade civil, diversas leis municipais acabam precisando de alterações para se adaptar a realidade das demandas de determinados setores da comunidade. Esse é o caso da lei que criou o Conselho do Idoso, no ano de 2005. E para zelar pelos seus direitos que a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Márllon Maciel (PP), que altera os representantes da área governamental e da sociedade civil, que compõem o conselho.

Vereador Maninho quer inclusão do símbolo do autismo nas placas de estacionamentos
Vereador Maninho quer inclusão do símbolo do autismo nas placas de estacionamentos

A Câmara de Vereadores aprovou durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, o Anteprojeto de Lei, de autoria do vereador Vagner Aloy, Maninho (PSDB), que obriga a inclusão do Símbolo Mundial da Conscientização do TEA - Transtorno do Espectro Autista - nas placas indicadoras de vagas de estacionamentos públicos e privados de São Gabriel, para atender pessoas com deficiência no município de São Gabriel.

Prêmio Destaque do Servidor Público é aprovado na Câmara de Vereadores
Prêmio Destaque do Servidor Público é aprovado na Câmara de Vereadores

O vereador Renato Silveira apresentou e a Câmara de Vereadores aprovou, durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, o Projeto de Lei, que Institui no âmbito municipal o “Prêmio Destaque do Servidor Público do Ano”, a ser concedido a servidores públicos do quadro efetivo dos Poderes Executivo e Legislativo, que tenham se destacado no exercício de suas funções, a bem do serviço público. A entrega do Prêmio deverá ser realizada na primeira sessão após o dia do Servidor Público, comemorado anualmente em 28 de outubro.