100%

ASSISTÊNCIA PET: Presidente da Câmara e deputada estadual visitam bairro atingido pela enchente

Preocupada com a situação de abandono de animais em decorrência das enchentes em São Gabriel, a Deputada Estadual Regina Becker Fortunati esteve na cidade acompanhando o trabalho realizado em defesa da causa animal no município, na tarde desta quarta-feira. Becker foi recebida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), e pelas integrantes do grupo de proteção animal conhecido como as Tolerantes, das irmãs Miriã e Ester Ávila.

A comitiva esteve no bairro Beira-Rio e visitou casas, distribuiu ração e conversou com moradores. As Irmãs tolerantes explicam que a população de animais abandonados costuma aumentar consideravelmente em casos de enchente. Com a inundação das residências, muitos deles se perdem de suas casas, já os que ficam com seus donos acabam sofrendo com a escassez de alimentos.

“Se as pessoas já têm dificuldade para retomarem suas vidas, dependendo de doação de marmitex para se alimentar, os pets também acabam sofrendo bastante, às vezes, não sobra alimento algum para eles. A doação que fazemos é o único alimento que esses animais recebem o dia inteiro”, afirma Ester. As tolerantes têm arrecadado alimentos e visitado o bairro Beira-Rio todos os dias.

A deputada Becker, que assume em fevereiro a Secretaria de Trabalho do Estado, no governo de Eduardo Leite, é uma forte atuante da causa animal. Ela entrevistou moradores e gravou depoimentos para a sua página no facebook. Segundo ela, essa visita é uma forma da dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pelos pets. Regina também prometeu pleitear junto ao governador uma maior atenção a causa animal na região.

Felipe Oliveira
Jornalista MTB 14455
Protocolos desta Publicação:Criado em: 17/01/2019 - 14:19:03 por: Felipe Ribeiro Oliveira - Alterado em: 17/01/2019 - 14:19:03 por: Felipe Ribeiro Oliveira

Notícias

Poder Legislativo prestigia homenagem ao Dia do Exército
Poder Legislativo prestigia homenagem ao Dia do Exército

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), esteve prestigiando o ato solene de comemoração em homenagem ao Dia do Exército, realizado, na manhã desta quarta-feira, na 13º Companhia Mecanizada. Esta data homenageia a força e presença do Exército Nacional Brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira, celebrado no dia 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Estiveram presentes os comandantes das três guarnições em São Gabriel e o Secretário de Planejamento, Cilon Lisoski.

Professores começam curso de qualificação em Libras
Professores começam curso de qualificação em Libras

Começou no último dia 11 de abril o curso de formação em Libras para professores da rede municipal de ensino de São Gabriel. Ministrado pela mestre em Libras, Lígia Jacob de Vargas, o preparatório pretende qualificar mais de cem professores para atender as necessidades de alunos surdos da cidade.

Projeto Dança de Rodas retoma os ensaios no plenário da Câmara
Projeto Dança de Rodas retoma os ensaios no plenário da Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), recebeu no início da tarde desta terça-feira os integrantes do projeto Dança de Rodas, organizado pela Cia Valéria Lacerda. O grupo está voltando a ensaiar no plenário do Poder Legislativo e já começa a preparar as atividades para 2019.

Mutirão para conciliação dos débitos com o município é apresentado na Câmara de Vereadores
Mutirão para conciliação dos débitos com o município é apresentado na Câmara de Vereadores

Foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores, durante sessão ordinária desta segunda-feira, o projeto de lei que Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de 2019 (PPI). Esta lei estabelece as condições em que o Município de São Gabriel/RS e os sujeitos passivos, pessoa física ou jurídica, poderão celebrar transação ou aderir ao Mutirão da Conciliação, para a quitação de créditos inscritos ou não em dívida ativa e ajuizados. O prazo será devidamente especificado mediante Decreto de regulamentação do Programa.

Vereadores aprovam alteração para eleição de conselheiro tutelar
Vereadores aprovam alteração para eleição de conselheiro tutelar

Foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira o projeto de lei que altera o nível de escolaridade para preencher a vaga de conselheiro tutelar no município de São Gabriel. Agora os candidatos devem ter escolaridade mínima de ensino médio completo para ocuparem o posto.

Legislativo aprova a criação da “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”
Legislativo aprova a criação da “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”

A Câmara de Vereadores aprovou durante sessão ordinária desta segunda-feira o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que inclui no Calendário Municipal a “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”. O principal objetivo da medida é promover o debate sobre o assunto tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. A data será celebrada anualmente na última semana do mês de março.

“Família Acolhedora” é aprovado e segue para sanção do prefeito
“Família Acolhedora” é aprovado e segue para sanção do prefeito

Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na segunda-feira (15), o Projeto de Lei que institui o programa “Família Acolhedora” em São Gabriel. A proposta, de autoria do Poder Executivo, surgiu após sugestão apresentada pelo vereador Márllon Maciel (PP). “Juridicamente era necessário iniciar o processo legislativo a partir do Poder Executivo, então levei a proposta e o prefeito Rossano Gonçalves acolheu a ideia”, detalhou o vereador. Ainda de acordo com o parlamentar, o texto do projeto foi construído através de um amplo diálogo com o Juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Dr. Fábio Basaldúa Machado e com profissionais da Secretaria de Assistência Social.

SESSÃO ANTECIPADA
SESSÃO ANTECIPADA

A Sessão Ordinária do dia 18 de abril foi antecipada amanhã (terça-feira) dia 16 de abril devido ao feriado da sexta-feira santa. Local: Plenário Renato Dotto Gonçalves, às 12:30h. Acompanhe a transmissão AO VIVO pela TV Câmara no youtube, Facebook, site e aplicativo institucional (www.camarasg.rs.gov.br)

Adão Santana representa o Legislativo no 1º Musicão
Adão Santana representa o Legislativo no 1º Musicão

Aconteceu na noite sábado, no CTG Caiboaté, a primeira edição do Musicão, uma festa beneficente com objetivo de arrecadar recursos em favor da causa animal. O evento é organizado pelo grupo musical Tolerantes, das irmãs Miriã e Ester Ribeiro. Todos os artistas da noite se apresentaram de forma gratuita e teve a participação de Marcos Lázaro, Tim Perlin, Antenor Rodrigues, Associação dos Músicos de São Gabriel e irmãs Tolerantes, o baile ficou por conta de Camarguinho da Fronteira.

Legislativo marca presença no aniversário de 75 anos da escola Marechal Deodoro
Legislativo marca presença no aniversário de 75 anos da escola Marechal Deodoro

O Poder Legislativo de São Gabriel esteve representado pelo presidente Adão Santana na festa de comemoração dos 75 anos de aniversário da escola Marechal Deodoro. O evento aconteceu na noite de sexta-feira, no CTG Tarumã. Estiveram presentes o secretário de educação Sildo Cabreira e diretores de diversas escolas do município.

Voluntárias do Lar São João apresentam plano de atividades aos vereadores
Voluntárias do Lar São João apresentam plano de atividades aos vereadores

Um grupo de 82 pessoas está unido em favor de uma causa nobre, reestruturar e tornar o Lar São João uma instituição de referência no atendimento ao idoso. E para apresentar as ações realizadas desde o ano passado que este grupo de voluntários esteve reunido com o presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), na manhã desta quinta-feira. O encontro foi articulado pelo vereador Márllon Maciel (PP), também esteve presente o vereador Evaristo de Oliveira (PPS) e a direção do abrigo.