100%

Conheça o Painel Histórico Digital da Câmara de Vereadores

Aconteceu na última sexta-feira (14) o lançamento oficial do Painel Histórico Digital da Câmara Municipal de Vereadores denominado Osorio Santana Figueiredo. O Totem foi apresentado a convidados no salão nobre do campus II da Urcamp, oportunidade em que também foi apresentado o vídeo de divulgação do projeto. A solenidade foi a última do ano e homenageou diversos ex-presidentes que já passaram pelo comando da casa do povo.

O Totem digital é uma ferramenta que tem o objetivo de resgatar a história do município. Dois projetos já fazem parte do painel como a galeria digital de ex-presidentes, que conta um pouco da história de cada vereador que já assumiu a presidência do legislativo e a história da Câmara de vereadores desde sua instauração no ano de 1846. O totem ainda pode abrigar diversos outros projetos históricos sobre o município.

Com iniciativa da presidência do legislativo o projeto teve a participação de diversos departamentos e historiadores da cidade. Documentos históricos do século passado como a ata de fundação da cidade de São Gabriel e a ata de instauração da Câmara de Vereadores foram resgatados, digitalizados e estão disponíveis para consulta através do totem.

O painel digital está disponível permanentemente na sede da casa do povo na praça Fernando Abbott para quem quiser conhecer. O presidente Vagner Aloy, o Maninho, um dos idealizadores do projeto comemorou o sucesso do projeto.

 “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesta caminhada e em especial a pessoa que coordenou as pesquisas, a professora de história Gláucia Benedetti e ao professor Beraldo Figueiredo. Este painel vai ficar permanentemente na câmara e será um atrativo para que escolas, professores, alunos e até mesmo associações se aproximem mais do legislativo. Todos podem apresentar um projeto para incluirmos no painel”, disse Maninho. O projeto ainda vai estar disponível para consulta pelo site da câmara em algumas semanas.

Felipe Oliveira
Jornalista MTB 14455
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/12/2018 - 12:12:18 por: Felipe Ribeiro Oliveira - Alterado em: 19/12/2018 - 12:12:18 por: Felipe Ribeiro Oliveira

Notícias

Primeiro dia de seminário sobre dependência química será aberto ao público
Primeiro dia de seminário sobre dependência química será aberto ao público

O plenário da Câmara de Vereadores vai sediar a partir de hoje o seminário/Curso com temática sobre dependência química e o primeiro dia será aberto ao Público. O curso vai até o dia 26 (sexta-feira) e vai abordar assuntos como suicídio, alcoolismo, dependência de drogas e práticas de como lidar com um dependente químico.

REUNIÃO ESTENDIDA DA CCJ
REUNIÃO ESTENDIDA DA CCJ

Acontece hoje às 11 horas, no plenário da Câmara, a reunião estendida da Comissão de Constituição e Justiça para debater o Projeto de Lei nº 026/2019, de autoria do Poder Executivo, que Institui o pagamento de "jeton de presença" pela participação em órgãos de deliberação colegiada do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Gabriel - IPRESG. Serão ouvidos a Associação de Professores do município, o IPRESG, o Sindicato dos Servidores e o Secretário de Administração, Tita Jobim. A reunião será transmitida AO VIVO pela TV Câmara.

Poder Legislativo prestigia homenagem ao Dia do Exército
Poder Legislativo prestigia homenagem ao Dia do Exército

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), esteve prestigiando o ato solene de comemoração em homenagem ao Dia do Exército, realizado, na manhã desta quarta-feira, na 13º Companhia Mecanizada. Esta data homenageia a força e presença do Exército Nacional Brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira, celebrado no dia 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Estiveram presentes os comandantes das três guarnições em São Gabriel e o Secretário de Planejamento, Cilon Lisoski.

Professores começam curso de qualificação em Libras
Professores começam curso de qualificação em Libras

Começou no último dia 11 de abril o curso de formação em Libras para professores da rede municipal de ensino de São Gabriel. Ministrado pela mestre em Libras, Lígia Jacob de Vargas, o preparatório pretende qualificar mais de cem professores para atender as necessidades de alunos surdos da cidade.

Projeto Dança de Rodas retoma os ensaios no plenário da Câmara
Projeto Dança de Rodas retoma os ensaios no plenário da Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), recebeu no início da tarde desta terça-feira os integrantes do projeto Dança de Rodas, organizado pela Cia Valéria Lacerda. O grupo está voltando a ensaiar no plenário do Poder Legislativo e já começa a preparar as atividades para 2019.

Mutirão para conciliação dos débitos com o município é apresentado na Câmara de Vereadores
Mutirão para conciliação dos débitos com o município é apresentado na Câmara de Vereadores

Foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores, durante sessão ordinária desta segunda-feira, o projeto de lei que Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de 2019 (PPI). Esta lei estabelece as condições em que o Município de São Gabriel/RS e os sujeitos passivos, pessoa física ou jurídica, poderão celebrar transação ou aderir ao Mutirão da Conciliação, para a quitação de créditos inscritos ou não em dívida ativa e ajuizados. O prazo será devidamente especificado mediante Decreto de regulamentação do Programa.

Vereadores aprovam alteração para eleição de conselheiro tutelar
Vereadores aprovam alteração para eleição de conselheiro tutelar

Foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira o projeto de lei que altera o nível de escolaridade para preencher a vaga de conselheiro tutelar no município de São Gabriel. Agora os candidatos devem ter escolaridade mínima de ensino médio completo para ocuparem o posto.

Legislativo aprova a criação da “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”
Legislativo aprova a criação da “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”

A Câmara de Vereadores aprovou durante sessão ordinária desta segunda-feira o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que inclui no Calendário Municipal a “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”. O principal objetivo da medida é promover o debate sobre o assunto tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. A data será celebrada anualmente na última semana do mês de março.

“Família Acolhedora” é aprovado e segue para sanção do prefeito
“Família Acolhedora” é aprovado e segue para sanção do prefeito

Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na segunda-feira (15), o Projeto de Lei que institui o programa “Família Acolhedora” em São Gabriel. A proposta, de autoria do Poder Executivo, surgiu após sugestão apresentada pelo vereador Márllon Maciel (PP). “Juridicamente era necessário iniciar o processo legislativo a partir do Poder Executivo, então levei a proposta e o prefeito Rossano Gonçalves acolheu a ideia”, detalhou o vereador. Ainda de acordo com o parlamentar, o texto do projeto foi construído através de um amplo diálogo com o Juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Dr. Fábio Basaldúa Machado e com profissionais da Secretaria de Assistência Social.

SESSÃO ANTECIPADA
SESSÃO ANTECIPADA

A Sessão Ordinária do dia 18 de abril foi antecipada amanhã (terça-feira) dia 16 de abril devido ao feriado da sexta-feira santa. Local: Plenário Renato Dotto Gonçalves, às 12:30h. Acompanhe a transmissão AO VIVO pela TV Câmara no youtube, Facebook, site e aplicativo institucional (www.camarasg.rs.gov.br)

Adão Santana representa o Legislativo no 1º Musicão
Adão Santana representa o Legislativo no 1º Musicão

Aconteceu na noite sábado, no CTG Caiboaté, a primeira edição do Musicão, uma festa beneficente com objetivo de arrecadar recursos em favor da causa animal. O evento é organizado pelo grupo musical Tolerantes, das irmãs Miriã e Ester Ribeiro. Todos os artistas da noite se apresentaram de forma gratuita e teve a participação de Marcos Lázaro, Tim Perlin, Antenor Rodrigues, Associação dos Músicos de São Gabriel e irmãs Tolerantes, o baile ficou por conta de Camarguinho da Fronteira.