100%

Programa “Por Dentro do Parlamento” é aprovado na Câmara de Vereadores

Em mais uma ação de incentivo ao exercício da cidadania a Câmara de Vereadores aprovou durante sessão ordinária do dia 13 de agosto o Projeto de Lei, de autoria do vereador Adão Santana, que cria o Programa "Por Dentro do Parlamento", no âmbito da Câmara Municipal de São Gabriel.

O Programa tem por objetivo dispor ao cidadão, de forma organizada e orientada, informações de caráter informativo e elucidativo do funcionamento do Poder Legislativo Municipal, incentivando a curiosidade e o interesse da população como escolas, entidades, clubes de serviços, instituições, dentre outros, em conhecer os gabinetes dos vereadores, as comissões, o plenário, os setores da Câmara, a história e função do Legislativo municipal, despertando um novo olhar sobre o parlamento.

A presidência da Casa designará por portaria os setores e servidores que irão elaborar o Projeto. Segundo a Lei, os visitantes do programa serão recebidos por funcionários da Câmara Municipal com exposição didática sobre o funcionamento da Casa. A participação referida será reconhecida e atestada em certificados, devidamente assinados pela autoridade Legislativa, para atividades curriculares complementares.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/08/2018 - 11:18:25 por: Felipe Ribeiro Oliveira - Alterado em: 27/08/2018 - 11:18:25 por: Felipe Ribeiro Oliveira

Notícias

Legislativo recebe convite para formatura da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz do Sindicato Rural
Legislativo recebe convite para formatura da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz do Sindicato Rural

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Santana (PTB), recebeu do Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural, na manhã desta segunda-feira, que convidou os vereadores para prestigiarem a formatura da primeira turma do curso Jovem Aprendiz Rural, que ocorre no dia 24 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil. Tarso também deixou uma proposta de parceria institucional para a realização do evento.Na ocasião estarão presentes autoridades como o prefeito Rossano Gonçalves, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o presidente do SENAR-RS, Eduardo Condorelli, dentre outras autoridades.

Vereadores autorizam a contratação de oito professores para educação infantil
Vereadores autorizam a contratação de oito professores para educação infantil

A Câmara de Vereadores aprovou durante a sessão de segunda-feira, com dispensa de pautas, o Projeto de Lei, que autoriza a contratação de oito professores de educação infantil, que serão lotados na Secretaria Municipal de Educação, e desempenharão suas funções em diversas escolas do Município. O texto da Lei ainda diz que será obedecida a ordem de classificação de Concurso Público para a contratação dos professores.

Câmara autorizado o reajuste do piso salarial dos Agentes de Saúde
Câmara autorizado o reajuste do piso salarial dos Agentes de Saúde

Os vereadores aprovaram com dispensa de pautas, na sessão ordinária desta segunda-feira, o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Saúde do município. O valor ficou estabelecido em R$ 1.550, a ser corrigido de forma escalonada até o ano de 2021.

Grupo New Life recebe Voto de Louvor por destaque em educação e tecnologia
Grupo New Life recebe Voto de Louvor por destaque em educação e tecnologia

O grupo New Life recebeu Voto de Louvor da Câmara de Vereadores por sua contribuição com o município de São Gabriel nas áreas da educação e tecnologia, O co-fundador e CEO, Rony Marcon, recebeu a homenagem diretamente das mãos do vereador Vagner Aloy (PSDB), proponente da matéria, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira. Recentemente a empresa foi reconhecida internacionalmente com três prêmios concedidos pelo International Star for Quality, entregues no Centro de Convenções Inter Continental Genève, em Genebra, na Suíça.

Vereadores participam de inauguração da Praça João Pedro Endres de Barcellos
Vereadores participam de inauguração da Praça João Pedro Endres de Barcellos

Os vereadores Claudiomiro Borges (PR), Valdomiro Lima (PSDB) e André Focaccia (PSD) participaram do ato oficial de inauguração da Praça da Vila dos Bancários, que foi completamente reurbanizado como resultado de uma parceria entre o poder público, empresários e moradores da localidade. Na ocasião o prefeito Rossano Gonçalves (PR) assinou a Lei que dá à praça o nome do jovem João Pedro Endres de Barcellos. A solenidade aconteceu na manhã de sábado, 11 de maio.

Funcionários da Câmara são homenageados pelos 18 anos de casa
Funcionários da Câmara são homenageados pelos 18 anos de casa

Os servidores Ana Graciele, Andreia Rodrigues, Flávio Rios, Juvenil Machado, Luiz Evanir, Mary Catarina e Simone Neves receberam Voto de Louvor, por completarem 18 anos de serviços prestados ao Legislativo e ao município de São Gabriel, durante a Sessão Ordinária do dia 09 de maio. Os homenageados fazem parte da primeira turma de servidores, aprovados em concurso público, realizado no ano de 2001, que reestruturou a organização administrativa do parlamento gabrielense.

Criada a Frente Parlamentar pelas barragens do Jaguari e Taquarembó
Criada a Frente Parlamentar pelas barragens do Jaguari e Taquarembó

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira, em Rosário do Sul, a reunião de instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Barragens dos Rios Jaguari e Taquarembó. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal. O encontro foi promovido pela Assembléia Legislativa do Estado, numa articulação do gabinete do deputado estadual Eric Lins (DEM), que preside a frente parlamentar. Os produtores de São Gabriel foram representados pelo presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, e o Poder Legislativo gabrielense foi representado pelo vereador André Matheus Focaccia.

Aprovado Jeton de presença para conselheiros do Ipresg
Aprovado Jeton de presença para conselheiros do Ipresg

A Câmara de Vereadores de São Gabriel aprovou, durante a sessão ordinária de segunda-feira (06), o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que Institui o pagamento de "jeton de presença" pela participação em órgãos de deliberação colegiada do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município - IPRESG, autarquia gestora do regime próprio de previdência social do município.

Vereador Evaristo pede afastamento da CCJ por motivos de saúde
Vereador Evaristo pede afastamento da CCJ por motivos de saúde

O vereador Evaristo de Oliveira (PPS) enviou ofício ao presidente do Legislativo, Adão Santana, e ao presidente da CCJ, Rossano Farias, solicitando o seu afastamento da Comissão de Constituição e Justiça, por estar fazendo um tratamento para tratar da depressão. O vereador também confirmou que vai continuar participando das sessões ordinárias, que ocorrem todas as segundas e quintas-feiras no plenário da Câmara.

Tchê Pão comemora 20 anos e recebe Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores
Tchê Pão comemora 20 anos e recebe Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores

Os vereadores visitaram, na tarde desta segunda-feira (07), a indústria de alimentos Tchê Pão, para entregar Voto de Congratulações, de autoria do vereador Felipe Abib (PT), pelos seus 20 anos de fundação e conhecer as novas instalações da empresa. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Adão Santana (PTB) e os vereadores Éder Barboza (PT), Rossano Farias (PSB) e Valdomiro Lima (PSDB).